EQUIPE

A necessidade do desenvolvimento de campos de estudos mais específicos fez surgir novas metodologias, em especial no que diz respeito à pesquisa e construção do conhecimento empírico de determinada ciência. Entre essas práticas de formulação do conhecimento podemos destacar a multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade.
Multidisciplinaridade

A multidisciplinaridade consiste em um conjunto de disciplinadas estudadas de maneira não-linear entre si. Esse processo objetiva a construção de um conhecimento sólido e não correlato, permitindo assim um conhecimento não especializado, porém mais polivalente e eclético. A principal diferença entre multidisciplinaridade e pluridisciplinaridade é o fato de que dessa última procura criar associações hierárquicas entre as disciplinas.

Interdisciplinaridade

A interdisciplinaridade tem como objetivo repassar as disciplinas de maneira correlata, criando assim um vínculo que possa originar novas descobertas, disciplinas ou até mesmo áreas do conhecimento. Podemos citar como resultado do processo interdisciplinar a criação das áreas da bioengenharia, bioquímica e psiquiatria.
Ambos os processos de estudo, tanto a multidisciplinaridade como a interdisciplinaridade, são válidos para a formação intelectual do indivíduo. O que é importante levar em consideração é alguma inclinação ou predisposição à determinado método de estudo, em geral o multidisciplinar possui um caráter mais lúdico que eventualmente permite a escolha de um processo interdisciplinar.

Uma equipe multidisciplinar é um grupo de produção intelectual, material ou de ambos, composta por integrantes que atuam em áreas diferentes, mas que se completam para o desenvolvimento de um projeto específico.
WhatsApp chat