Créditos: Divulgação/DESCOMPLICA
Em mais uma iniciativa do projeto DESCOMPLICA, da Comissão de Inovação do TJRS, a intenção é facilitar a comunicação. Para auxiliar a participação de Advogados, partes e testemunhas em audiências virtuais, um guia com orientações é enviado a todos que irão participar das audiências da 3ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre.
O Juiz de Direito Cristiano Vilhalba Flores desenvolveu uma página para informar desde a forma de ingresso até o momento de participar a todos os envolvidos nas audiências virtuais em que ele preside. Ali, consta o link de acesso e os recados importantes para que a audiência ocorra sem transtornos.
“Achava necessário que fossem passadas de uma forma bastante didática e informativa as orientações. Assim, surgiu o documento que estamos enviando para todos assim que marcadas as audiências, para que possam ter todas as informações necessárias para a participação”, esclareceu o magistrado, que já pensa em enviar também vídeos informativos.
Esta técnica de apresentar as informações jurídicas de uma forma mais didática integra o chamado Visual Law. São textos menores, com linguagem usual, aliados a recursos visuais.
“O Visual Law é uma grande ferramenta para que possamos nos comunicar mais e melhor, tanto interna como externamente. E não só com os operadores do direito, mas, especialmente, com as pessoas para qual prestamos este relevante serviço”, conclui o Juiz de Direito Cristiano Vilhalba.
DESCOMPLICA
O projeto DESCOMPLICA, da Comissão de Inovação do TJRS, reúne projetos que buscam inovar a forma de comunicação nos documentos oficiais; desde escrever de forma mais direta e simples, até usar gráficos, vídeos, QRCodes, fluxogramas e outros elementos visuais que ajudem na compreensão da mensagem.