Desde o último dia 29/3, está em funcionamento uma nova forma de atendimento ao público, o Balcão Virtual. A ferramenta de videoconferência que permite imediato contato com cada unidade judiciária está disponível através de link, com acesso pelo site do Tribunal de Justiça.
A implementação do Balcão Virtual atende a Resolução nº 372/2021 do Conselho Nacional de Justiça. O sistema já está em operação em todo o Estado, tanto no 1º como no 2º Graus.
Conforme a Diretora da Direção Judiciária do TJRS, responsável pela implementação do Balcão Virtual no 2º Grau, Lilian Dóris da Rosa Tomii, o serviço busca fornecer às partes um atendimento virtual semelhante ao atendimento presencial que elas teriam no prédio do TJ.
“ O Balcão Virtual chega para somar, uma vez que, mesmo com a volta das atividades presenciais, quando acontecer, a ferramenta de videoconferência continuará sendo mais uma oportunidade de atendimento para prestação jurisdicional”, destaca Lilian.
Balcão Virtual no TJ
A Central de Secretarias é a responsável pelo primeiro contato com o público externo, auxiliando em informações de caráter geral. Caso seja preciso um atendimento mais específico, a parte será encaminhada, através de um link, para a unidade responsável.
Os atendimentos pelo Balcão Virtual no TJ são realizados pelas 25 Secretarias Cíveis, 8 Secretarias Criminais, o Departamento de Recursos aos Tribunais Superiores, a Secretaria do Tribunal Pleno, a Secretaria da Câmara da Função Delegada e as Secretarias dos Grupos de Direito Cível e Criminal.
Acesse o Balcão Virtual do 2º Grau no link:
https://www.tjrs.jus.br/novo/processos-e-servicos/servicos-processuais/balcao-virtual/balcao-virtual-do-2-grau/