Nova Juíza-Corregedora assina o termo de posse, também firmado pelo Presidente do TJ e pela Corregedora-Geral da Justiça (ambos ao fundo)Créditos: Eduardo Nichele
A Juíza de Direito Taís Culau de Barros foi empossada na tarde desta segunda-feira (08/02) como nova Juíza-Corregedora, durante cerimônia ocorrida no Palácio da Justiça. O Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Voltaire de Lima Moraes, em seu pronunciamento, disse que “a magistrada possui uma carreira destacada, com ampla experiência, atuando sempre de forma engajada com as causas do Judiciário.” Durante o seu discurso, ele reiterou o agradecimento da Presidência do TJ à equipe de servidores e magistrados da Corregedoria-Geral da Justiça que, desde 2020, quando começou a pandemia, “atua com muita dedicação e empenho na busca da melhor prestação de serviços à população”. Acrescentou que “a Corregedoria é a locomotiva do Judiciário, objetivando sempre uma gestão de excelência para corresponder às expectativas da sociedade”.
Juíza-Taís Culau de Barros agradeceu o convite que, segundo a Corregedora-Geral, contou com o apoio de toda equipe da CGJCréditos: Eduardo Nichele
A Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, também exaltou as virtudes da nova integrante da equipe. “A Juíza Taís contou com o apoio unânime de todos os colegas Juízes-Corregedores”, disse ela, enfatizando que “toda a equipe da CGJ receberá a nova colega de braços abertos”.
A nova Juíza-Corregedora, por sua vez, lembrou que, mesmo em meio à pandemia, o Judiciário não parou suas atividades, e a cada dia que passa busca novas adaptações para o atendimento das demandas. “Vamos vencer as adversidades impostas pela situação iniciada no ano passado, cientes de que este alinhamento entre o Judiciário e a tecnologia, necessário em função do trabalho remoto, é uma das mudanças nas diretrizes de trabalho que vieram para ficar”, afirmou. “Agradeço muito por esta oportunidade de atuar na Corregedoria, que será uma tarefa árdua na qual atuaremos com muito afinco e alegria”, concluiu.
Ato de posse foi realizado no saguão da Corregedoria, situado no Palácio da Justiça, observados todos os protocolos sanitários de prevenção à COVIDCréditos: Eduardo Nichele
Também participaram da solenidade o 2° Vice-Presidente do TJRS, Desembargador Ícaro Carvalho de Bem Osório, o 3° Vice, Desembargador Ney Wiedemann Neto, a Presidente do Conselho de Administração, Planejamento e Gestão (CONAD), Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, o Diretor do Foro da Comarca de Porto Alegre, Juiz de Direito Márcio André Keppler Fraga, a Juíza-Corregedora Coordenadora, Cristiane Hoppe, juntamente com os demais Juízes(as) Corregedores(as), e o Presidente da AJURIS, Juiz de Direito Orlando Faccini Neto.
Trajetória
A Juíza Taís Culau de Barros é formada na PUC/RS, em 1997, e possui Pós-Graduação Criminologia e Justiça Criminal na Portland State University. Ingressou na magistratura em 1988, tendo atuado nas Comarcas de São José do Ouro, Getúlio Vargas, Taquara, Butiá, Carazinho, Sapucaia do Sul e, nos últimos 5 anos, estava atuando na 1ª Vara do Júri de Porto Alegre.