Uma prática que reúne crianças e adolescentes aptos à adoção com pretendentes previamente habilitados, está concorrendo como finalista da categoria Tribunal no Prêmio Innovare 2020.
O Dia do Encontro foi criado pela Corregedoria-Geral da Justiça em 2018 com o objetivo de ampliar as chances de formação de novas famílias. Durante um dia inteiro, são realizadas atividades lúdicas e recreativas entre os menores e os pais interessados em adotar. O evento ocorre fora dos abrigos e aumenta a confraternização entre eles, além da socialização dos jovens. Nos últimos dois anos, os encontros já viabilizaram a adoção de 10 adolescentes e permitiram que outros 4 participassem do estágio de convivência com possíveis pais adotivos.
A execução do projeto Dia do Encontro é de responsabilidade da Coordenadoria da Infância e Juventude do Rio Grande do Sul.
O outro projeto finalista nesta categoria é Minha Escola, meu refúgio, do Tribunal de Justiça do Pará. A prática promove treinamento e conscientização dos professores e demais funcionários das escolas públicas sobre sinais de abuso sexual contra estudantes.
Ao todo, 12 práticas disputam a final em seis categorias. O resultado será divulgado no dia 1º/12, em cerimônia virtual. Mais informações podem ser obtidas no site: https://www.premioinnovare.com.br/
Prêmio
O Prêmio Innovare está na 17ª edição e este ano recebeu a inscrição de 646 práticas. O objetivo da premiação é identificar e disseminar práticas bem- sucedidas da Justiça brasileira que estejam contribuindo para sua modernização, rapidez e eficiência.