(Imagem meramente ilustrativa/Divulgação LexCult)
O Coordenador do Memorial do Judiciário do RS, Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis, é um dos 10 autores cujos artigos estão na última edição da revista LexCult, do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF). Na publicação eletrônica, o magistrado aposentado aborda o tema ¿Memória, História e Esquecimento¿.
A revista LexCult traz estudos e pesquisas voltados para temas relevantes de nosso tempo, no campo teórico do direito e da sociedade, mas também estudos qualitativos aplicados que abordam questões ambientais, educacionais e culturais. Nesta edição, denominada ¿Dossiê Memória, História, Arquivos e Museus do Judiciário¿, os autores analisam a memória e os arquivos do Poder Judiciário nacional.
São 10 trabalhos acadêmico-científicos disponíveis para leitura:
¿ ¿A Justiça em Pernambuco do Oitocentos: Os Crimes Contra a Segurança da Honra ¿ 1831-1850¿ (Mônica Maria de Pádua Souto da Cunha e Jones Figueiredo Alves)
¿ ¿Competências, Organização e Atuação da Justiça Federal, no Distrito Federal, durante o Período de 1890 a 1937¿ (Ronald Krüger Rodor)
¿ ¿A Memória Esquecida da Justiça do Trabalho de Pernambuco: O Caso Eurico ¿ 1966¿ (Marcília Gama Silva)
¿ ¿Primeiras Notas para um Catálogo: Levantamento dos Processos Judiciais do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina ¿ 1791-1988¿ (Adelson André Brüggemann)
¿ ¿O Acervo Histórico da Comarca de Bragança: Preservação Documental e Memórias do Poder Judiciário do Pará¿ (Magda Nazaré Pereira da Costa)
¿ ¿Memória, História e Esquecimento¿ (José Carlos Teixeira Giorgis)
¿ ¿Presença Negra no Estado do Amazonas: A Contribuição dos Arquivos do TJAM¿ (Juarez Clementino da Silva Junior)
¿ ¿Experiências do Servir e Adoecer: potencialidades dos Arquivos Judiciários para a História da Saúde e Escravidão¿ (Barbara Barbosa dos Santos)
¿ ¿Fê-lo no Impulso de um Nobre Crimme, senão de Sentimento da Honra Ultrajada: A Violência contra a Mulher nos Autos Crimes de Ferimentos Leves da Comarca de Bragança-PA ¿ 1910-1920″ (Filipe de Sousa Miranda)
¿ ¿Os Paradigmas da Estrutura Curricular das Primeiras Faculdades de Direito no Brasil¿ (Carlos Renan Moreira Bretas e Maria Alice Nunes Costa)
O dossiê temático foi organizado pelo Juiz do TJSP, Carlos Alexandre Böttcher, e pela Diretora Executiva do CCJF, Maria Geralda de Miranda.
O endereço da revista é http://lexcultccjf.trf2.jus.br/ e os leitores podem se cadastrar para receber notificações das novas publicações.
EXPEDIENTE
Texto: Janine Souza
Assessora-Coordenadora de Imprensa: Adriana Arend
imprensa@tjrs.jus.br