O Labee9 – Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul – participou nesse final de semana (dias 29, 30 e 31/1) da primeira maratona mundial para criação desses laboratórios no setor público, o iLabthon. O evento, organizado pela rede Conexão Inovação Pública RJ, foi totalmente virtual e reuniu 259 equipes de 22 estados e de 4 países diferentes.
O objetivo foi o de ligar pessoas que pensam em alternativas inovadoras visando à busca de soluções e serviços para uma troca de experiências e conhecimento, em meio a oficinas e palestras. Na parte competitiva, o time do TJ gaúcho conquistou nove de 10 medalhas. A tarefa final foi a criação de vídeo de apresentação de um projeto de laboratório, que foi avaliado por uma banca de especialistas.
“Aprendemos muito com a troca de experiência, o que será essencial para o início das atividades de nosso laboratório”, avaliou o Juiz-Corregedor André Luis de Aguiar Tesheiner, para quem a atividade foi intensa e compensadora. “Fizemos várias conexões, que serão relevantes em nossas atividades. Ressalto aqui o empenho da equipe que representou o Labee9, que, de forma incansável, trabalhou, produziu material relevante e útil”.
Veja o vídeo e conheça mais sobre o projeto do Labee9: https://youtu.be/CnCziYlzEIg.
A equipe do TJRS foi formada ainda pela Coordenadora Executiva do Labee9, Sheron Garcia Vivian, o Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJRS, Antonio Braz da Silva Neto, Carla Amarelle, da Assessoria de Assuntos Estratégicos, Ilton Gomes de Ornelas Filho, da Assessoria de Gestão da Corregedoria-Geral da Justiça e Daniel Bendel e Lais Scholl, ambos servidores lotados no Labee9.
O Labee9 foi criado no final do ano passado, e deve estar operacional em alguns meses. Para a Coordenadora Executiva da iniciativa, “o Judiciário gaúcho dá mais um passo em direção a um sistema de justiça do futuro, mais moderno e efetivo. Conforme Sheron Vivian, “pretendemos aprimorar nossos conhecimentos sobre estruturação do laboratório e unir esforços para a implementação deste projeto estratégico no âmbito do TJRS”.